Páginas

29 de outubro de 2009

Dia Internacional da Animação

Ontem foi comemorado o dia internacional da animação, pelo 4° ano consecutivo no Brasil. E para quem não sabe o evento aconteceu em mais de 300 cidades de todas as regiões de Sampa e em 30 países SIMULTÂNEAMENTE!!!

Uma hora de curtas internacionais e depois mais uma hora de curtas nacionais.

Foi muito legal! Pena que havia poucas pessoas na sala, talvez pelo dia e horário (quarta as 19h30). Mas lógico que eu estava lá e vi muitos curtas diferentes, uns nacionais que você não acredita de tão bem produzidos. Sinceramente os curtas-metragem e os desenhos têm que ser mais divulgados e ter mais de incentivo. Por que tudo no Brasil tem que ser tão difícil??

Alguns dias antes do evento eu conversei com o Fábio Yamaji que é o coordenador do projeto em São Paulo, uma entrevista muito legal da qual ele comentou sobre o preconceito de que animações são coisas de criança " A ideia é mostrar que a animação é um campo bem mais amplo do que o de cinema com atores, pois na animação você consegue fazer de tudo e mostrar coisas que na ficção, o live action, não pode. Um exemplo é no leste-europeu onde eles são bem pesados, surrealistas e com temas nada infantis".

Por isso decidi mostrar algumas coisas para quem não pôde comparecer, fiz algumas anotações de alguns curtas e vou colocá-los aqui, mas os demais vocês devem dar um jeito de assistir, pois valem a pena pela. Para assistir a alguns é preciso ficar de olho no site oficial para ver quando tem uma sessão, outros você encontra no Youtube ou no site da Porta Curtas da Petrobrás, vamos curtir e dar os devidos créditos ^^


Vamos começar então com os Brasileiros:

Silêncio e Sombras – Dir. Murilo Hauser - 3D - 8min33seg – 2008 – Curitiba – PR
Mostra como é a transição da infância e o desejo de conhecimento. O diretor tem uma leve inspiração no Tim Burton





O Anão que virou Gigante – Dir. Marão - 2D tradicional (lápis no papel) - 10min – 2008 – Rio de Janeiro- RJ
Fantástico e engraçado. Mostra com a gente NUNCA está feliz com nada, sempre quer mais. Só que se somos de um determinado jeito e nos aceitamos assim, algo muito bom pode acontecer.





Papercut – Dir. Pedro Eboli - Tradicional 2D - 4min13segs – 2008 – São Paulo – SP
Incrivel!! Uma animação de humor e realismo fantástico como algumas pessoas se esquecem de viver por causa do trabalho, que muitas vezes não lhe dá nada em troca, ou dá??





Dossiê Rê Bordosa - Dir. César CabralStop Motion - 16min – 2008 – Santo André - SP
Fenomenal!!! Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? Este documentário em animação stop motion investiga este vil crime







Agora com os internacionais:

Um que não consegui achar foi o Eye to Eye - EUA 3D - 2007 - 2min45seg - Dir. Jimmy Andrews
De uma forma bem humorada mostra o que pode acontecer quando dois olhos se encontram durante a noite.

Animal Instinct - Australia, 2007, 4”07’, 3DDir. Cameron Edser, Michael Richards
A briga de uma vaca com uma ovelha. Com cenas muito boas e com referências nerds (se é que vc me entende)





E2-E4 - Rússia, 2007, 01min59seg, animação computadorizadaDiretor – Eduard Sidoruk
Um filme filosófico sobre a guerra e jogar xadrez de verdade, com pessoas reais. Talvez as pessoas na mesa sejam os EUA e a URSS. (nossa fui parar na Guerra Fria)





Global Warming - Austrália, - 2007 / 1’’52’, 2D, flash Dir. Sheldon Lieberman, Igor Coric / Bigfish.TV
Sr. Pipik não acredita no aquecimento global, então vamos contar com ele essa música fantástica e hilária.





Eu aproveitei e conversei com o Fábio Yamaji sobre o seu novo curta "O divino, de repente", com o qual venceu o Anima Mundi 2009. Este acabou virando um trabalho para o telejornal da faculdade. Espero que gostem!! E fiquem de olho na net pois sempre têm uma sessão.








b-jokas
=**

Nenhum comentário: