Páginas

29 de outubro de 2009

Dia Internacional da Animação

Ontem foi comemorado o dia internacional da animação, pelo 4° ano consecutivo no Brasil. E para quem não sabe o evento aconteceu em mais de 300 cidades de todas as regiões de Sampa e em 30 países SIMULTÂNEAMENTE!!!

Uma hora de curtas internacionais e depois mais uma hora de curtas nacionais.

Foi muito legal! Pena que havia poucas pessoas na sala, talvez pelo dia e horário (quarta as 19h30). Mas lógico que eu estava lá e vi muitos curtas diferentes, uns nacionais que você não acredita de tão bem produzidos. Sinceramente os curtas-metragem e os desenhos têm que ser mais divulgados e ter mais de incentivo. Por que tudo no Brasil tem que ser tão difícil??

Alguns dias antes do evento eu conversei com o Fábio Yamaji que é o coordenador do projeto em São Paulo, uma entrevista muito legal da qual ele comentou sobre o preconceito de que animações são coisas de criança " A ideia é mostrar que a animação é um campo bem mais amplo do que o de cinema com atores, pois na animação você consegue fazer de tudo e mostrar coisas que na ficção, o live action, não pode. Um exemplo é no leste-europeu onde eles são bem pesados, surrealistas e com temas nada infantis".

Por isso decidi mostrar algumas coisas para quem não pôde comparecer, fiz algumas anotações de alguns curtas e vou colocá-los aqui, mas os demais vocês devem dar um jeito de assistir, pois valem a pena pela. Para assistir a alguns é preciso ficar de olho no site oficial para ver quando tem uma sessão, outros você encontra no Youtube ou no site da Porta Curtas da Petrobrás, vamos curtir e dar os devidos créditos ^^


Vamos começar então com os Brasileiros:

Silêncio e Sombras – Dir. Murilo Hauser - 3D - 8min33seg – 2008 – Curitiba – PR
Mostra como é a transição da infância e o desejo de conhecimento. O diretor tem uma leve inspiração no Tim Burton





O Anão que virou Gigante – Dir. Marão - 2D tradicional (lápis no papel) - 10min – 2008 – Rio de Janeiro- RJ
Fantástico e engraçado. Mostra com a gente NUNCA está feliz com nada, sempre quer mais. Só que se somos de um determinado jeito e nos aceitamos assim, algo muito bom pode acontecer.





Papercut – Dir. Pedro Eboli - Tradicional 2D - 4min13segs – 2008 – São Paulo – SP
Incrivel!! Uma animação de humor e realismo fantástico como algumas pessoas se esquecem de viver por causa do trabalho, que muitas vezes não lhe dá nada em troca, ou dá??





Dossiê Rê Bordosa - Dir. César CabralStop Motion - 16min – 2008 – Santo André - SP
Fenomenal!!! Quais os reais motivos que levaram Angeli a matar Rê Bordosa, sua mais famosa criação? Este documentário em animação stop motion investiga este vil crime







Agora com os internacionais:

Um que não consegui achar foi o Eye to Eye - EUA 3D - 2007 - 2min45seg - Dir. Jimmy Andrews
De uma forma bem humorada mostra o que pode acontecer quando dois olhos se encontram durante a noite.

Animal Instinct - Australia, 2007, 4”07’, 3DDir. Cameron Edser, Michael Richards
A briga de uma vaca com uma ovelha. Com cenas muito boas e com referências nerds (se é que vc me entende)





E2-E4 - Rússia, 2007, 01min59seg, animação computadorizadaDiretor – Eduard Sidoruk
Um filme filosófico sobre a guerra e jogar xadrez de verdade, com pessoas reais. Talvez as pessoas na mesa sejam os EUA e a URSS. (nossa fui parar na Guerra Fria)





Global Warming - Austrália, - 2007 / 1’’52’, 2D, flash Dir. Sheldon Lieberman, Igor Coric / Bigfish.TV
Sr. Pipik não acredita no aquecimento global, então vamos contar com ele essa música fantástica e hilária.





Eu aproveitei e conversei com o Fábio Yamaji sobre o seu novo curta "O divino, de repente", com o qual venceu o Anima Mundi 2009. Este acabou virando um trabalho para o telejornal da faculdade. Espero que gostem!! E fiquem de olho na net pois sempre têm uma sessão.








b-jokas
=**

15 de outubro de 2009

Barulho no busão

O transporte público é o meio mais utilizado pelos paulistas para se locomoverem, tanto na semana ao irem trabalhar ou até mesmo nos finais de semana para passeio. Mas devido o trânsito acabamos ficando dentro dos coletivos mais tempo do que queremos e parecemos sardinhas enlatadas no horário de pico.

Mas agora graças a tecnologia temos mais um grande problema nos meios de transporte: os aparelhos celulares e o caráter das pessoas.

Sinceramente eu acho que a tecnologia não pode ser para todos, afinal muitas pessoas não sabem como utilizar e acabam banalizando o que era para ser uma coisa divertida.

Por exemplo, quando você entra no ônibus e sempre tem uma pessoa com o celular ligado no viva-voz e escutando música muito alto. Infelizmente ninguém fala nada, nem mesmo o motorista ou o cobrador que (acho eu) estão lá para cobrar e controlar o que acontece lá dentro.

Muitas pessoas ignoram o aviso de que "É PROIBIDO O USO DE APARELHOS SONOROS Lei Municipal n.o 6.681/65″, e outros dizem que nunca viram.

Para quem nunca viu, aqui está.

Juro que eu gostaria de saber o que acontece com uma pessoa se ela infrige essa lei. Alguém sabe?

Pior é que se nada for feito a coisa pode piorar. Imaginem se quando você entra no ônibus tem uma pessoa escutando Funk, depois de alguns pontos entra outra pessoa escutando música Góspel. Então uma pessoa se irrita e liga o seu celular com um puta Sertanejo.

Isso sim seria o inferno na terra, não somente pelos estilos (mas verdade seja dita, nunca vi alguém com o celular no último escutando Rock. Os roqueiros sempre usam o fone de ouvido) mas pelo barulho.

O que falta nas pessoas é respeito e nada melhor que uma frase mega conhecida para justificar, "o que seria do rosa se todos gostassem do azul?"

Já vi pessoas pedirem para a pessoa sem noção desligar, algumas vezes deu certo, outras não. Mas eu sou adepta dessa posição, afinal não é no meio transporte o melhor modo de você mostrar o seu gosto musical. Por isso existem baladas, shows e comunidades, para você encontrar pessoas iguais a você. que tal?

=**

9 de outubro de 2009

Receita de Jornalista e a sua função

Sei que ando muito sumida, mas infelizmente os trabalhos da faculdade e alguns problemas pessoais tomaram conta de mim. Mas estou melhor e vim tirar as teias, de agora em diante com uma frequência maoir.

Depois de uma palestra "MARA" com o Caco Barcellos ontem, podemos dizer que, eu voltei a ter esperança na área. Não! A minha opnião não mudou, mas pelo fato de estar desempregada a muito tempo chegei a pensar em desistir e virar uma operadora de telemarketing. Problemas a parte, pois graças a Deus estou melhor e acreditando mais em mim. Bola para frente pessoas, pois as coisas acontecem no momento em que têm que acontecer.

Enfim, dando continuidade ao post anterior. Viajando pela net encontrei algo bem interessante, pena que não tem um autor definido.



Receita de Jornalista
Quitute Literário (ideal para ser saboreado em dias úteis, das 10 às 19horas)

Ingredientes
3400 toques compostos por itens da língua portuguesa
1 pitada de criatividade
1 1/2 dose de bom senso
100% de conhecimento gramatical
1 lead fresco
1 título marcante
1 linha fina bem construída
2 ou 3 intertítulos curtos
3 aspas de impacto
1 furo
2 fontes
Gancho para dar liga
1 foto
1 foca para dar gosto

Modo de Preparo: Atenção ao deadline, pois a matéria pode ficar fria. Junte todos os ingredientes, misture tudo, separe o joio do trigo, seja imparcial, ouça sempre os dois lados e coloque tudo em papel manteiga. Tenha certeza de que o texto foi bem mastigado e o repasse para o editor dar uns palpites. Certifique-se de que você cumpriu seu papel: informar com idoneidade. Pronto. O próximo passo é emplacar sua matéria, para ter o prazer de abrir o jornal no dia seguinte e ver uma chamada logo na primeira página. Saboreie a leitura com café preto, logo pela manhã.
DICA: NÃO ACEITE JABÁ E NÃO USE NARIZ DE CERA.

* Nota do autor: Este é o resultado sério de jornalistas que, como eu, somos todos cozinheiros.