Páginas

17 de março de 2010

Filmes de jornalistas

O que mais me motiva a fazer jornalismo são as histórias.
Histórias que independem do ramo ou local, mas histórias que só jornalistas podem observa-las em um primeiro momento.
Histórias que são contadas e que podem até mudar a vida das pessoas e sensibilizar outras tantas.

Tudo isso para mostrar a vocês os 4 filmes que vi neste final de semana. Todos sobre com é a vida e o trabalho de um jornalista, seja ele trabalhando na TV, em um jornal, em uma revista ou até mesmo na internet.

Vou começar com um filme que se encaixa bem no meu enunciado

Jornal
O filme é baseado numa história real do talentoso músico Nathaniel Ayers (interpretado por Jamie Foxx), apaixonado por Beethoven e que desenvolveu esquizofrenia em uma famosa escola de música de Nova York e acabou virando um morador de rua.
O jornalista Steve Lopez (Robert Downey Jr), do Los Angeles Times, o encontra por acaso em uma praça tocando com um violino que tinha apenas 2 cordas e resolve escrever sobre ele.
A história é simplesmente fantástica. Entre eles surge uma amizade que nos faz refletir sobre muita coisa.


Revista

Esse filme é de 2007 e eu o amooo!! Ele mostra que nós (jornalistas) fazemos de tudo para conseguir um emprego, aceitamos (alguns) trabalhar em certos lugares que não são o que realmente queriamos. O salário da Andy Sachs (Anne Hathaway) era muito bom, mas na vida real, as vezes, temos que nos submeter a salários baixissimos para poder entrar na área.
E então depois de tudo isso descobrimos como é trabalhar com o diabo, neste caso Miranda Priestley (Meryl Streep).
Esse filme eu digo que é o da minha vida, afinal nem sempre as coisas são um "mar de rosas" e que mesmo vivendo nessa turbulência, a querida Andy consegue o que tanto quer. E com um super mega figurino lindíssimo *_*


TV
O que todos sonhamos e queremos na vida??
Trabalhar na área que tanto almejamos e lógico ter um par, um amor, um marido, sei lá. Melhor ainda se ele te ajuda e te apoia, né? Lógico que ele não precisa ser necessáriamente o chefe, haha.
Quando vi esse filme pela primeira vez (faz anos) achei que ele era apenas ficção, mas depois que entrei na faculdade descobri uma coisa. Cerca de 80% das mulheres que cursam jornalismo são mega desastradas.
E é assim que Sally Atwater (Michelle Pfeiffer) é em uma entrevista de emprego, sem contar a roupa mega brega. Mas ela é ambiciosa e sonha se tornar âncora de telejornal e se destacar no mundo das notícias.
Novamente aqui se encaixa perfeitamente a minha versão sobre "o Diabo veste Prada". Primeiramente ela é contratada como secretáira, enquanto Warren Justice (Robert Redford) lhe ensina como ser uma jornalista de sucesso, ela começa como a garota do tempo e vai melhorando a cada matéria.
O final é sensacional, não vou contar. Mas vocês tem que ver!!!


Internet / Blog
Quando a lei de não obrigatoriedade do diploma de jornalista foi assinada, muitos amigos (sem graça) começaram a brincar comigo falando que eu ia virar blogueira. Tá que esse blog existe muito tempo, mas a justificativa era a de que qualquer um podia virar jornalista e escrever sobre o que quiser. Mas essa discussão de diploma já foi escrita aqui

Esse história é baseada em duas histórias reais: A de Julie Powell (Amy Adams) que não é jornalista, mas sim escritora que infelizmente não trabalha na área. E a de Julia Child (Meryl Streep) uma famosa cozinheira e apresentadora de televisão.
Julie decide cozinhar as mais de 500 receitas de um dos livros de Julia em 365 dias e colocar as experiências em um blog. Uma loucura que quase lhe custou o marido e o gato. Mas ela é uma pessoa persistente, o cara atencioso e a trilha sonora a mais perfeita de todas.
A melhor com toda certeza é quando ela vai cozinhar uma lagosta (ela tinha que estar viva) e ela com medo e se achando uma assassina de lagosta vem a famosa trilha sonora de Psycho Killer do Talking Heads. Ri muito.

O filme é muito bom e super recomendo por que elas mostram que com amor e manteiga tudo se resolve


Aproveitem as dicas
=**

4 comentários:

Fabis Matrone disse...

Vou aproveitar gatinha!


Saudadesssssssssss de você, viu?

Bjooo

Chico Junior disse...

Agora sei onde vou procurar dicas do que assistir.

E o coelho da páscoa vai entregar o que pra mim...?

PolemiCast disse...

eu sou um desses chatos que te chamou de blogueira! rs

bjus

Renato disse...

Boas dicas, mas você poderia acrescentar o Homem-Aranha (Peter Parker, o fotógrafo do Clarim Diário... Minha inspiração por isso escolhi ser jornalista...brincadeira!
Otimo Post Bjus!