Páginas

15 de maio de 2008

Esportes Estrangeiros no Brasil


As terras tupiniquins estão sendo invadidas por bolas, luvas, tacos, patins e algumas proteções monstruosas

O Brasil é conhecido como o país do futebol, mas a cada dia vemos uma certa mudança neste aspecto, a cada dia que passa os esportes internacionais estão ganhando mais força e mostrando que não é só com pernas ágeis que se faz um esporte.
Já a algum tempo o futebol americano, o hockey e o beisebol estão ganhando o seu espaço. No Brasil já existem campos para ambos os esportes, a maioria concentrada no interior de São Paulo, existem também alguns campeonatos nacionais, municipais e até com patrocínios.

A metáfora da Guerra

Assim é conhecido o futebol americano devido a força bruta dos jogadores que se empurram, perseguem uns ao outros para chegar, com a bola, até a linha de número 10, mais conhecido como Touchdown e marcar ponto. Cada equipe contém 11 jogadores que podem ser substituídos durante o jogo, todos com proteções rígidas que normalmente são de plástico, espuma e alumínio.
Cada jogo é dividido em 4 quartos de 15 minutos cronometrados, podendo chegar até 4 horas de jogo devido as paradas, penalidades e faltas. Todas as punições são baseadas em perdas de jardas (medida de campo) ou perdas de down (jogadas) que sempre são cobradas na com linha de scrimmage (onde a bola ficou na última jogada).
O futebol americano veio do Rugby, que é uma forma mais simples de se jogar. Ele utiliza de equipamentos mais flexíveis, e tem apenas 2 tempos de 40 minutos e um número maior de jogadores (podendo chegar até 17).
No Brasil, antigamente, só se jogava o Flag que é uma versão adaptada do esporte com contato limitado. Os jovens americanos aprendem primeiro a jogar o Flag e só depois vão para a escola de Futebol Americano, que por ter equipamentos mais simples é considerado o melhor instrumento pedagógico do esporte.
“O Futebol Americano não é simplesmente vestir o capacete e dar cabeçadas nos outros. Existe toda uma técnica por trás disso”, comenta Marco Bucci, Diretor de Operações e Esportes da Associação Esportiva Metropolitan Locomotives e diretor da LPFA-Liga Flag (Liga Paulista de Futebol Americano e Flag)
Marco acredita que não é difícil montar um time, mesmo aqui no Brasil. “Para montar uma equipe é preciso, antes de tudo, estabelecer uma linha hierárquica organizacional eficiente e ter bom senso”
Uma dificuldade muito grande encontrada pelos times são os equipamentos, todos eles são importados e devido as tarifas alfandegárias caros, mas isso tende a melhorar devido a abertura de uma importadora desse tipo de equipamento.
Foi nos anos 90 que o esporte começou a ganhar força e nesta época que Marco começou a pratica-lo de forma descompromissada, até que veio a idéia de criar um time, então começaram a recrutar pessoas pela internet de acordo com o biotipo que precisavam para cada posição. “Desta forma criamos o Metropolitan Locomotives em fevereiro de 2006, com pessoas de todos os cantos da cidade. O time começou a treinar todo fim-de-semana com muita dedicação e seriedade.”
Pessoas passam a conhecê-lo pela internet e por indicação de amigos, “É um pouco difícil de aprender a jogar, mas me chamou a atenção por ser um esporte estratégico onde cada jogador deve prestar atenção em diversos outros para tentar entender qual jogada será feita. É um esporte baseado na enganação, o tempo todo um time tenta confundir o outro sobre qual será a próxima jogada.”, Informou Victor Fernandes, jogador do Metropolitan Locomotives.


Bastão de orientação


Este é o significado da palavra Hóquei. Um esporte que no inicio do século XX se caracterizava pela condução de um objeto esférico através de um bastão curvado na ponta, cujo objetivo é marcar pontos.
O Hóquei é semelhante ao nosso famoso futebol, pela agilidade, molejo e malandragem, por essa afinidade que ele é o esporte que mais cresce no Brasil. O seu interesse é cada vez maior e os campeonatos cada vez mais há times querendo participar.
Uma partida consiste em dois tempos de 35 minutos, cada time com 11 jogadores cada com a intenção de fazer o maior número de gols possíveis. A bola só pode ser tocada com o lado plano do taco, feito de madeira, alumínio ou fibra de carbono.
Uma infração ocorre quando um jogador toca na bola com alguma parte do corpo, somente o goleiro é que pode, lançar a bola em direção a algum jogador e usar o taco de maneira perigosa.
O hóquei pode ser jogado na grama, no gelo e no asfalto (com patins), a participação das mulheres é muito grande. E os campeonatos crescendo a cada dia, com um pouco de dificuldade devido a compra de equipamentos que são importados.
“Os meu equipamentos nem foram tão caros, o que pesou mais foram as taxas, mas valeu a pena”, contou Ricardo Tellini, jogador do Portuguesa.



Diamante Americano


Beisebol, um jogo que requer muita habilidade, força nos braços e nas pernas. Conhecido com diamante pelo formato de seu campo.
Um jogo bem diferente pois cada time ataca e defende alternadamente. A equipe que defende entra em campo com 9 jogadores e a que ataca com apenas o rebatedor.
Cada jogo tem 9 Innings (entradas / tempos) a mudança acontece quando a equipe que está defendendo consegue eliminar três atacantes adversários (rebatedores). Neste jogo não existe empates, há acréscimos para o desempate.
Para se fazer um ponto o corredor (que é o rebatedor) tem que passar por todas as 4 bases, a corrida começa quando o rebatedor devolve a bola para o arremessador.
Se o taco, na hora da rebatida, for jogado para frente ou pegar em um jogador do time lançador, é considerado falta e é considerado como 1 Strike. Também é considerado uma falta quando na hora da corrida de algum jogador, alguém do time lançador atrapalhar.
Strike significa “Bola boa” e é quando a bola passa na área que fica entre a altura do peito até os joelhos do rebatedor. Se o arremessador lançar 3 strikes e o rebatedor não conseguir acerta-la então este é eliminado.
Existem muitos campeonatos aqui no Brasil, a sua maioria são de amadores e em lugares distantes “É preciso um local grande para treinos totais. Temos pouquíssimos campos disponíveis por aqui, e não é em qualquer local que se consegue realizar todo tipo de treino. Até por motivo de segurança pra quem estiver perto” comentou Ricardo Segre jogador e co-fundador do São José Wild Eagles.

Esportes no Brasil é o que não faltam, escolha o seu e divirta-se

Nenhum comentário: